O que é atendimento digital e por que escolher esse serviço? Conheça 4 motivos!

Descubra o que é atendimento digital na prática e como ele pode trazer vários benefícios para a sua empresa.

A internet dominou a vida das pessoas e transformou os relacionamentos, modelos de aprendizado e, principalmente, como consumimos e interagimos com empresas. Com isso, ganhou popularidade e confiança nos últimos anos.

E essa adoção em massa é impressionante: segundo dados recentes, 74% da população brasileira acessaram a rede mundial dos computadores pelo menos uma vez nos últimos 3 meses. E essa informação é um grande alerta para as empresas que querem se desenvolver no meio digital.

Assim, com a demanda de possíveis clientes subindo, as marcas precisam se adaptar em todas as frentes para proporcionar o melhor atendimento aos consumidores. Nesse sentido, proporcionar a melhor experiência ao consumidor é fundamental para a continuidade dos negócios. 

Portanto, preparamos um conteúdo especial para explicar o que é atendimento digital e suas vantagens práticas. Continue lendo para descobrir!

O que é atendimento digital?

O atendimento digital é uma estratégia para conectar empresas e consumidores por meio dos canais da internet. E-mail, WhatsApp, redes sociais e chatbots, por exemplo, podem ser utilizados na prestação de suporte e esclarecimento de dúvidas.

Dessa forma, as empresas que apostam no atendimento digital aproveitam uma série de benefícios, que falaremos ao longo do conteúdo.

Mas, antes de avançarmos, é importante reforçar que o atendimento digital não serve apenas para dar suporte aos consumidores. Na prática, ele também pode ser utilizado para outras tarefas igualmente importantes, como é a área de cobrança e recuperação de crédito.

Nesse ponto, os negócios podem apostar em um modelo totalmente digital para otimizar a rotina dessa área e, por consequência, melhorar os resultados de forma visível e crescente.

Mas, para entendermos melhor o que o atendimento digital proporciona na prática, precisamos aprofundar nas principais vantagens de apostar nesse recurso. Conheça 4 deles, logo abaixo.

1. Flexibilidade nos horários de atendimento

O primeiro motivo para escolher o atendimento digital é a flexibilidade que ele proporciona. Dependendo da solução, os clientes podem ter acessos aos canais de suporte 24 horas por dia. Ou seja, o cliente não precisa interromper a rotina de trabalho, por exemplo, para ser atendido e ter seu problema resolvido.

Assim, a satisfação do consumidor — no geral — aumenta consideravelmente, o que também eleva a percepção positiva sobre a empresa. E empresas bem vistas pelo mercado conseguem ser mais competitivas e atingir resultados melhores.

2. Possibilidade de atendimento multicanal

Descobrir o que é atendimento digital na prática vai mostrar que o consumidor moderno mudou bastante e, dessa forma, exige novas formas de conexão com as marcas. E, nesse caso, o atendimento multicanal é extremamente relevante para o cenário atual.

Seja via e-mail, chatbot, WhatsApp, redes sociais, telefone ou outros meios de contato, o leque de opções no atendimento é importante para consumidores e, quando executado corretamente, com tecnologia para dar suporte ao modelo, gera um imenso grau de satisfação.

Dessa forma, como no item anterior, a empresa pode usar essa percepção positiva para se destacar no mercado perante os concorrentes.

3. Evolução da experiência do consumidor

A flexibilidade no atendimento e as opções multicanal para essa finalidade geram uma grande evolução na experiência do consumidor, que tem a possibilidade de ser atendido — de forma satisfatória — em vários sentidos.

E essa experiência conta muito para os dias atuais. Segundo pesquisa da Microsoft, mais de 75% dos consumidores esperam proatividade dos atendentes, além de eficiência para resolução do problema e, principalmente, velocidade de resposta.

Com isso, ficam mais fidelizados à marca e tendem a consumir cada vez mais pelo grau de satisfação atingido com a experiência vivida. Ou seja, a boa experiência impacta diretamente os resultados financeiros do negócio.

4. Mais qualidade em cada interação

Outra grande vantagem do atendimento digital é a qualidade obtida em cada interação realizada com os consumidores. Isso, porque, por meio de softwares auxiliares, os atendentes conseguem entender todo o histórico do cliente para, conforme o caso, personalizar o atendimento.

Na prática, a ação reduz erros, retrabalhos e, principalmente, as insatisfações da base de clientes com o atendimento. Portanto, são fatores que precisam ser considerados seriamente por quem deseja profissionalizar seu atendimento.

Pronto para elevar o nível do seu atendimento?

Como pudemos ver, o atendimento digital é um recurso muito valioso para empresas que desejam ser mais competitivas e gerar mais resultados por meio do relacionamento com os consumidores.

E com empresas especialistas no assunto, como é o caso da MultiCob Digital, sua marca poderá contar com esse recurso rapidamente e sem preocupações.

A MultiCob Digital é uma solução de atendimento focada na Recuperação de Crédito e Reabilitação do Consumidor, restabelecendo seu crédito através de canais digitais. É uma forma de automatizar essa área e aumentar a eficácia de cada ação executada.

Com um fluxo exclusivo de ações mapeadas por meio de inteligência artificial, a MultiCob Digital atua exclusivamente nos meios digitais, presente nos principais canais de comunicação da internet — e onde grande parte do seu público se encontra.

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