Evolução do consumidor: dicas e boas práticas para se adaptar e melhorar resultados

Descubra dicas e boas práticas para acompanhar a evolução do consumidor para, assim, melhorar os resultados empresariais.

A evolução tecnológica que vem transformando o mundo nas últimas décadas também ajudou a transformar o consumidor ao redor do planeta. Se antigamente a compra era feita apenas por necessidade — na maioria dos casos —, atualmente o público consome de forma muito mais recorrente.

Mas não foi somente a quantidade de compras que mudou. O consumidor também evoluiu bastante no processo e desenvolveu comportamentos que, em boa parte dos casos, o colocam como verdadeiros decisores durante a compra.

Assim, é essencial entender como a evolução do consumidor aconteceu, além de dicas e boas práticas para se adaptar ao mundo atual. Com essa atitude, ficará mais fácil se adaptar e, por consequência, conquistar resultados melhores para o negócio.

Valorização da experiência de compra

A primeira grande mudança percebida na evolução do consumidor é a sua preferência pela experiência de compra — na maioria dos casos. Nesse sentido, alguns consumidores, inclusive, estão dispostos a gastar mais se o processo de compra for alinhado com suas expectativas.

Um relatório disponibilizado pelo Google mostra isso de forma clara. Quando os compradores sentem confiança em uma marca, o que envolve o processo de compra, estão mais dispostos a serem fiéis com ela. Portanto, focar na experiência de compra é essencial para melhorar os resultados em longo prazo.

Compra mais consciente e baseada em outras experiências

Outra importante evolução do consumidor na jornada de compra está inteiramente ligada com o desenvolvimento da internet. Hoje, é muito comum que os compradores sejam mais ponderados antes de concretizar uma negociação, graças às experiências de outros usuários que podem contribuir para o processo.

Assim, temos uma grande explosão dos reviews de produtos e serviços nas lojas virtuais. Conforme esse feedback é coletado antes da compra, os consumidores podem se decidir de forma mais consciente e, assim, errar menos ao gastar seu dinheiro.

Portanto, empresas que desejam atender os novos requisitos do consumidor precisam entender que a qualidade do produto ou serviço não pode mais ser mascarada. Com base em experiências compartilhadas, é possível descobrir se um item negociado realmente entrega o que promete.

Portanto, atenção ao que a sua empresa vende.

Busca pela praticidade no atendimento

Outro ponto muito relevante para o consumidor moderno é a praticidade no atendimento, seja durante uma venda ou no suporte. Com menos tempo para perder, os compradores atuais querem simplicidade e objetividade na compra, visto que seu processo de decisão é feito antes da interação com o ponto de venda.

Assim, para a maioria dos casos não é necessário convencer o comprador, pois ele já se informou previamente e optou pela sua decisão. Dessa forma, quando acessa um site virtual ou faz um contato, ele já sabe o que quer e só busca as melhores condições financeiras para isso.

Do lado do atendimento é a mesma história. O consumidor quer velocidade, simplicidade e, principalmente, eficiência nos processos. Nada de ficar sendo transferido de setor para setor. Nesse ponto, a evolução do consumidor despertou um senso de urgência muito maior na sua rotina de compra.

E o resultado disso tudo é: as marcas precisam tornar a interação com o público mais flexível e dinâmica em todos os aspectos possíveis — sob o risco de perder vendas importantes.

Necessidade de atendimento omnichannel

Mas uma importante mudança no consumidor atual é a necessidade de atendimento omnichannel, onde as empresas precisam fornecer diversos meios para compra e/ou atendimento.

Com a maioria dos compradores conectados permanentemente na internet, novos hábitos de compra se desenvolveram no processo. Hoje, é possível comprar por WhatsApp, aplicativo móvel, telefone e direto das lojas virtuais. Da mesma forma, o consumidor quer essas possibilidades no momento que precisar de atendimento.

Então, a grande dica é que as empresas disponibilizem diversos canais de comunicação com o público. Enquanto algumas pessoas querem atendimento pelas redes sociais, por exemplo, outras preferem um contato mais veloz para resolverem suas situações.

Como lidar com a evolução do consumidor?

Como vimos, o consumidor moderno entendeu sua posição na cadeia de compra e, por isso, exige mais respeito e dedicação das marcas. Por isso, para que seja possível respeitar esse poder, as marcas precisam de iniciativas para manter os resultados em alta.

Assim, recomendamos algumas mudanças culturais para atender as expectativas do consumidor:

  1. Desenvolver uma cultura verdadeiramente focada no cliente, focando seus interesses, comportamentos e necessidades de compra;
  2. Investir na tecnologia para facilitar a adequação ao consumidor atual, proporcionando que a jornada de compra seja mais direta e, ao mesmo tempo, amigável;
  3. Humanizar o atendimento e personalizar os serviços oferecidos, fazendo com que o comprador se sinta especial e único no processo da compra;
  4. Focar menos no valor monetário do produto e serviço para aumentar o valor emocional gerado para o consumidor.

Dessa forma, com esses 4 pilares sendo bem executados, sua empresa poderá atender a evolução do consumidor para melhorar os resultados financeiros, se consolidar no mercado e fortalecer o negócio em longo prazo. Aproveite!

Gostou do conteúdo? Então, leia também: